Coleção de Artigos
Acesso ao menu com todos os artigos disponíveis no site.
Ler mais →Portal dedicado à preservação e divulgação do conhecimento sobre a história, arte e filosofia renascentista, oferecendo recursos acadêmicos e educacionais de qualidade.
A revolução artística que transformou a representação visual, com técnicas como perspectiva, chiaroscuro e realismo anatômico.
O florescimento das letras vernáculas e o desenvolvimento de novas formas literárias que celebravam a condição humana.
A redescoberta dos clássicos antigos e o desenvolvimento de novas correntes de pensamento humanístico e neoplatônico.
A transformação da consciência histórica e o desenvolvimento de uma nova percepção do tempo e do progresso humano.
Acesso ao menu com todos os artigos disponíveis no site.
Ler mais →Artigo pedagógico de cunho introdutório ao estudo do renascimento em suas diversas dimensões, a fim de auxiliar quem quer estudar. Recomendações de autores, livros, séries e mais.
Ler mais →Galeria das principais figuras do renascimento separadas por categoria. Indicado para conhecer figuras novas.
Ler mais →"Humanismo" é um termo que, com o tempo, se desvirtuou, perdeu o significado original e se tornou algo distinto daquilo que era em sua origem. Humanismo, no contexto da Renascença, foi um influxo voltado à busca por um modelo de estudos inspirado na antiguidade clássica. O enfoque do projeto humanista estava nas disciplinas humanas (studia humanitatis; gramática, história, poesia, moral...), em detrimento do projeto pedagógico escolástico-medieval. Acesse nossos artigos para entender mais sobre o humanismo renascentista.
A filosofia na Renascença não rompe com a filosofia medieval, mas a dá continuidade de modo plural e genioso. A escolástica-tardia produz o titã Cardeal Caetano. Marsilio Ficino traduz, pela primeira vez, a obra completa de Platão ao latim. Giovanni Pico introduz fontes Cabalísticas, Caldaicas e Herméticas no debate filosófico. Plethon, Trapezúncio e Bessarion debatem o tema da concórdia/discórdia entre Platão e Aristóteles. Pomponazzi polemiza a imortalidade da alma. Valla redignifica Epicuro... Intenso fervor intelectual!
Foi durante a Renascença que se deu a transição do Medievo e do regime feudal para a Idade Moderna e ascensão do capitalismo. A ordem social sofreu mudanças profundas, a estratificação se rompia, os banqueiros e mercadores tomavam a senhoria das repúblicas italianas, os centros urbanos do norte da Itália ferviam como nunca, os estadistas de Florença reformulavam o pensamento político e desenvolviam o "humanismo cívico". Os agentes políticos tinham consciência de estar em uma era de transformações, pelo que se diz que a Renascença moldou a si mesma.